Princípios norteadores do Alinhamento Energético
Algumas teorias e filosofias fundamentais embasam e apoiam o trabalho do Fogo Sagrado. Como destaque, ressaltamos as Leis Universais da Ressonância e da Sincronicidade, além da visão orgânica do Xamanismo. Estes 3 princípios são intrínsecos à técnica, se complementam e se relacionam de forma a encadear, fortalecer e encaixar todo o processo terapêutico. Sob a ótica da filosofia xamânica, percebemos que todo o universo está interligado em um Todo integrado, interagente e interdependente. É o aspecto primordial de que todos somos um (a humanidade, o meio ambiente, o planeta que habitamos e todo o cosmos). Todos fazemos parte de um grande organismo vivo, pulsante e conectado. A Terra é um ser orgânico onde a base do sucesso desse ‘empreendimento’ chamado Vida está na qualidade e saúde de todas as nossas relações, sejam sociais, ambientais, pessoais, relações de consumo etc. Se somos partes de um todo organizado, somos responsáveis pelo papel que aqui desempenhamos. E, por isso mesmo, responsáveis por todas as nossas relações, a começar a forma com que lidamos conosco, com nossas experiências, reações, expectativas, desejos, esperanças.
Esse Todo compreende um universo multidimensional onde acessamos diferentes níveis de realidades quânticas, desde o plano físico (onde a matéria se manifesta como energia condensada) até planos energéticos mais sutis, como, por exemplo os planos emocional, mental e espiritual. Afinal, dentro desse contexto, podemos nos assumir como seres multidimensionais, com níveis que interagem e vibram muito além da matéria. O próprio pensamento e as emoções não são matéria. São sensações, percepções energéticas, que podem e são experimentadas no corpo, mas possuem natureza sutil.
Complementando essa visão, percebemos a partir das teorias da Ressonância e Sincronicidade que tudo o que está fora de nós possui um correlato dentro. Como Carl Jung postulava, os eventos que experimentamos no mundo são espelhos que refletem o que temos dentro de nós. Atraímos, portanto, nessa rede orgânica na qual vivemos, o que nos é semelhante, o que é ressonante conosco, o que está em sintonia com o que trazemos dentro. E toda a teia vai sendo tecida a partir de sincronicidades que vibram em ressonância com todas as ‘partes’ que compõem nosso Ser: nossas experiências passadas, registros, sistema de crenças, padrões de comportamento, tendências da ancestralidade e por aí vai.
Toda a nossa expressão está viva, mas predominantemente gravada em nosso inconsciente. Muitas vezes não acessamos de forma rápida, direta e intelectual essas ‘pontes’ que existem dentro de nós e que nos ligam a eventos externos, e acabamos acreditando que somos vítimas de determinados acontecimentos. Mas em um universo orgânico e sincrônico, todas as interações se dão a partir da atração de padrões vibratórios semelhantes. O que está dentro de nós cria links e atrai pessoas, situações e experiências em ressonância. Sempre conforme a Lei.
E é justamente aí que ganhamos força!
Isso tudo é um grande presente da criação. Porque a partir da compreensão e assimilação dessa perspectiva, nos tornamos responsáveis por tudo que percebemos e experienciamos. Se somos responsáveis temos o poder de modificar e transformar tudo o que não nos agrada. O poder volta para nossas mãos, para nossas escolhas e para a consciência de que somos capazes. Entrando em contato com o que nos faz Ser o que verdadeiramente Somos, retornamos à essência e nos libertamos.
Esse é o caminho da verdadeira cura. A autoconsciência, o autoconhecimento e o resgate de nosso poder pessoal, a partir do qual reconhecemos que temos tudo o que precisamos para nos curarmos, modificando e retrabalhando o que preciso for, criando nossa realidade. Não existe o fardo, existe a oportunidade de desenvolvermos virtudes, nos conhecermos mais a fundo e olharmos por novos pontos de vista. Assim... evoluímos!
O Fogo Sagrado traz a possibilidade de nos reconectarmos com nosso Eu (Self) mais puro, perfeito e sublime. Nossa essência, nossa Verdade, cuja fonte é o amor incondicional.